Em 2012, o segmento de marcas próprias movimentou no mercado brasileiro cerca de R$ 2,8 bilhões em faturamento, volume 8% superior ao ano anterior. E para acompanhar os grandes players de mercado, a Coop – Cooperativa de Consumo está adequando seu posicionamento estratégico de Marcas Próprias e ajustando o conceito de suas marcas atuais.

As Marcas da Família, que ultrapassam atualmente o número de 800 itens divididos entre as marcas Coop Plus, Delícias da Coop e Exclusividades Coop, passarão por uma reformulação total e o pontapé inicial desse trabalho já foi dado com a contratação de uma nova colaboradora com foco na gestão da qualidade, garantindo que todos os produtos com a marca Coop tenham qualidade igual ou superior às principais marcas por categoria. Atualmente, a participação das Marcas da Família no fornecimento geral da Coop é de 7,46%.

É um passo muito importante para o projeto, segundo a gerente comercial e de marcas próprias e exclusivas Marta Lúcia Borges. Parte desse trabalho de gestão da qualidade contará com o suporte de laboratórios credenciados no mercado, como o Bureau Veritas, SGS, entre outros, encarregados de efetuar testes de desempenho de produtos, bem como auditorias de fábrica nos fornecedores de marcas próprias. Paralelamente, será formado um grupo de colaboradores internos, credenciados para testar sensorialmente os novos lançamentos de produtos de gênero alimentício.

A Cooperativa realizará também pesquisas qualitativa e quantitativa para descobrir os anseios e percepções dos cooperados e colaboradores em relação às marcas próprias. “A partir dos resultados desse trabalho, obtidos na fonte, vamos avaliar a nossa atual arquitetura de marcas e analisar se está coerente com a visão do nosso público”, antecipa Marta Lúcia Borges, acrescentando que os frutos deste projeto deverão ser colhidos entre seis meses e um ano. Segundo informa, 2014 será o ano da intensificação, com possibilidades de muitos lançamentos em categorias ainda não exploradas.
Sobre a Coop: Fechou 2012 com fornecimento bruto de R$ 1,768 bilhão, volume financeiro 6,41% superior em comparação ao ano anterior e tal resultado garantiu, além de juros, capitalização e constituição de reservas, a distribuição de R$ 8 milhões aos cooperados a título de retorno das sobras líquidas / lucro, que estão sendo retornadas de forma proporcional às aquisições dos cooperados no decorrer do exercício em questão.
Possui 28 unidades de distribuição, localizadas no ABC, São José dos Campos, Piracicaba, Tatuí e Sorocaba, duas drogarias externas em São Bernardo do Campo e dois postos de combustíveis, em São José dos Campos e Tatuí, além de cartão Private Label Coop Fácil em parceria com o Banco Bradesco.


Informações à Imprensa:
MP & Rossi Comunicações
 

NOTíCIA 09/05/2013 09:03

COOP INICIA DISTRIBUIÇÃO DE SOBRAS NO VALOR DE R$ 8 MILHÕES

A Coop – Cooperativa de Consumo distribuirá no período de 06 de maio a 31 de outubro o valor de R$ 8 milhões a título de retorno aos seus cooperados. O valor refere-se às sobras (lucro) apuradas no exercício de 2012, aprovado na Assembleia Geral Ordinária de 21 de março, é proporcional às aquisições que o cooperado fez no decorrer do exercício e está previsto na lei cooperativista 5764/71.

NOTíCIA 18/04/2016 14:28

COOP REPASSA R$ 153,4 MIL PARA FEDERAÇÃO DAS APAEs

Com o término do primeiro trimestre deste ano, a Coop – Cooperativa de Consumo repassará o valor de R$ 153.362,54 para a Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado de São Paulo, referente a dois projetos sociais, que juntos já proporcionaram o repasse de R$ 1.253,4 milhão.