Com diversas ações voltadas para a responsabilidade social, a Coop – Cooperativa de Consumo foi considerada a segunda melhor empresa varejista do Brasil nesse quesito, de acordo com pesquisa realizada recentemente no mercado.

A Cooperativa sempre realizou ações voltadas para a área social e meio ambiente e, em 2008, criou o Planeta Coop – Núcleo de Responsabilidade Socioambiental, passando a centralizar todas as suas atividades nesse campo. Para os cooperados, são realizadas diversas palestras e cursos gratuitos ao longo do ano, capacitando-os e facultando a obtenção de um retorno financeiro com a aplicação desses conhecimentos, o que permite uma melhora no seu orçamento doméstico. Em 2010, foram disponibilizadas 45.714 vagas.

 

É concedido também ao cooperado ou aos seus familiares o auxílio funeral que, no ano passado, beneficiou 1.839 famílias em momentos de infortúnio.

 

No campo individual é oferecido o Mexa-se Programa de Saúde e Qualidade de Vida, proporcionando atividades esportivas gratuitas em diversas unidades de distribuição da rede, além de promover anualmente o Mexa-se – Encontro Coop de Corrida e Caminhada que, neste ano, está em sua 5ª edição e prevê superar a marca do ano passado, chegando a 7 mil inscrições e um público de 20 mil pessoas.

 

Para a comunidade estudantil, a Cooperativa disponibiliza o Projeto Escola vai à Coop, que acolheu no ano passado 22.260 alunos. Além de visitarem as unidades da rede, recebem orientações sobre consumo responsável e noções da filosofia cooperativista.

 

Para os seus colaboradores, proporcionou no ano passado 54.465 horas de treinamento profissional e, neste ano, até junho, já foram completadas 32.845 horas.

 

A Cooperativa também destinou R$ 258 mil para instituições beneficentes, localizadas em cidades onde mantém unidades de distribuição; doou cerca de 173 toneladas de alimentos para Bancos de Alimentos municipais e recebeu em suas estações de reciclagem 70 toneladas de lixo seco e 9.452 litros de óleo de cozinha usado.

 

Segundo Antonio José Monte, presidente da Cooperativa, o conceito de responsabilidade social é inerente ao cooperativismo, uma doutrina econômica nascida com base no princípio da ajuda mútua, que encerra um forte sentimento de solidariedade.

 

Este sentimento está inserido em um dos 7 princípios cooperativistas – adotados pela Aliança Cooperativa Internacional em 23.09.95 –, pelos quais as cooperativas colocam em prática os seus valores. O 7º deles prega o “compromisso com a comunidade”, estabelecendo que as cooperativas trabalhem para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estejam inseridas, por meio de políticas acatadas por seus membros.

 

Sobre a Coop: Possui atualmente 29 unidades de distribuição, localizadas no ABC e nas cidades de São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, Tatuí e São Vicente. Fechou 2010 com faturamento bruto de R$ 1,522 bilhão e com esse resultado registrou sobras (lucro) no valor de R$ 8,426 milhões, que estão retornando aos seus cooperados de forma proporcional às suas compras. No ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) figura na 13ª posição.

 

A Coop possui ainda cartão Private Label Coop Fácil em parceria com o Banco Bradesco e uma linha de produtos de fabricação própria (Delícias da Coop), de marca própria (Coop Plus) e também marcas exclusivas por fazer parte da Rede Brasil de Supermercados – RBS.

 


Informações à Imprensa:

MP & Rossi Comunicações/Marli Popolin
 

NOTíCIA 23/08/2011 16:12

COOP REPASSA DOAÇÃO PARA FEDERAÇÃO DAS APAEs

A Coop – Cooperativa de Consumo destinou à Federação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado de São Paulo o resultado da performance da Revista Coop no trimestre maio/julho deste ano. O valor do cheque de R$ 10.671,34 é referente à metade do que foi arrecadado com os fornecimento dos 12.682 exemplares da revista no período, descontados os tributos de PIS, Cofins, IR e CSLL.

NOTíCIA 18/04/2016 14:28

COOP REPASSA R$ 153,4 MIL PARA FEDERAÇÃO DAS APAEs

Com o término do primeiro trimestre deste ano, a Coop – Cooperativa de Consumo repassará o valor de R$ 153.362,54 para a Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado de São Paulo, referente a dois projetos sociais, que juntos já proporcionaram o repasse de R$ 1.253,4 milhão.