A Coop – Cooperativa de Consumo é a primeira colocada no ranking do IER – Índice de Eficiência no Recebimento de Mercadorias em seu Centro de Distribuição, medido pelo SETCESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região.

A premiação ocorrerá em 10 de abril às 12h30 na sede do SETCESP – rua Orlando Monteiro, 21 – 7º andar - Vila Maria - São Paulo. Na ocasião será entregue a Comenda à Coop pelo melhor índice e melhor evolução no IER 2011.

 

Este índice tem por finalidade identificar e mensurar a eficiência dos estabelecimentos comerciais no recebimento de mercadorias, baseado na aplicação de um questionário com 20 perguntas pertinentes ao tema (procedimento e infraestrutura) junto aos profissionais responsáveis pela área de recebimento.

 

A metodologia utilizada foi a Ponderação pelo Tempo Médio de Descarga – TMD, cujo tempo considerado aceitável pelos participantes da CAD (Comissão de Abastecimento e Distribuição) é de 30 minutos para empresas que exigem o agendamento prévio e de 60 minutos para empresas que não exigem tal condição.

 

Cada estabelecimento que obtiver uma média superior à média aceitável terá em seu IER um desconto de 5% a cada 30 minutos. Em 2011, a Coop obteve 57,6% e pulou da 23ª posição, em 2010, para o primeiro lugar.

 

De acordo com Rogério Lopes, gerente de Supply Chain, esses índices são resultado de uma série de mudanças implementadas no Centro de Distribuição. No início de 2010, foi criada a área de gestão de estoque, mudando-se o foco de trabalho.

 

“Antes, as cargas que não atendiam aos padrões de pallets e altura, por exemplo, eram devolvidas para o fornecedor e, algumas vezes, tais procedimentos acarretavam rupturas nas gôndolas. Hoje, com o trabalho de gestão de estoque, conseguimos ter informações em tempo real dos produtos que estão com falta ou em excesso. Diante dessas informações, é possível criar algumas alternativas para que o fornecedor faça as devidas adequações da carga sem que o abastecimento das lojas seja prejudicado”, explica Lopes.

 

Esse procedimento faz parte de um novo conceito, que é enxergar a cadeia de suprimentos de forma global e não apenas o CD ou a área comercial. “Neste ano, a performance do CD deverá apresentar resultados ainda melhores, haja visto que a Coop acabou de implementar uma nova tecnologia de radiofrequência”, acrescenta.

 

Perfil da Coop: Considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, a Coop possui atualmente 29 unidades de distribuição, localizadas no ABC, São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, Tatuí e São Vicente, mais de 1,5 milhão de cooperados e figura na 14ª posição no ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). Em parceria com o Banco Bradesco, possui cartão Private Label Coop Fácil e linha de produtos de marca própria Coop Plus com cerca de 500 itens, envolvendo 60 categorias. Fechou 2011 com fornecimento bruto de R$ 1,661 bilhão.

 


Informações à Imprensa:

MP & Rossi Comunicações

Marli Popolin

NOTíCIA 04/04/2012 16:13

COOP INVESTE NA REVITALIZAÇÃO DE SUA REVISTA

Veículo ganha novo formato gráfico e segue Pesquisa da Peppers & Rogers Group

NOTíCIA 18/04/2016 14:28

COOP REPASSA R$ 153,4 MIL PARA FEDERAÇÃO DAS APAEs

Com o término do primeiro trimestre deste ano, a Coop – Cooperativa de Consumo repassará o valor de R$ 153.362,54 para a Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado de São Paulo, referente a dois projetos sociais, que juntos já proporcionaram o repasse de R$ 1.253,4 milhão.